Voltar para  Home
 
 
Lançamento do livro: Entre mulheres - Depoimentos homoafetivos
Todos os eventos >>
551.174
 
 
Edith Modesto

Edith Modesto é escritora, professora universitária e pesquisadora, mestra e doutora em Semiótica francesa pela USP, terapeuta, especialista em diversidade sexual e questões de gênero e escritora de livros de ficção juvenil para 5 editoras.

Em 1992, descobriu que o caçula de seus sete filhos (seis homens e uma mulher) é homossexual. Desesperada, sentindo-se muito só e completamente ignorante sobre a questão, ela procurou outra mãe como ela para conversar e não encontrou.

 

Em 1997, Dra. Edith começou sua pesquisa sobre "diversidade de orientação sexual" e formou um pequeno grupo de mães de homossexuais, também para que outras mães tivessem o que ela não teve. Até 1999, o grupo não passava de quatro mães, que se encontravam em sua casa.

Em 1999, o grupo virtual foi fundado e o GPH começou a crescer, principalmente porque Edith criou coragem para divulgar sua existência na mídia.

A partir de julho de 2005, o grupo contou com o apoio psicológico voluntário do psicólogo Klecius Borges, o único especialista em terapia afirmativa no Brasil.

Durante esse tempo, sua fundadora tem feito parcerias com vários grupos de militância e com a Prefeitura de São Paulo, principalmente para falar sobre a diversidade sexual para professores da escola pública.

Em julho de 2006, a Editora Record lançou o livro “Vidas em arco-íris – Depoimentos sobre a homossexualidade”, de autoria da fundadora do GPH, livro feito a partir de 89 entrevistas com homens e mulheres homossexuais, de 15 a 62 anos.

Em outubro de 2008, a Editora Record lançou o livro, também de autoria da fundadora do GP, "Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais". Nele, há sua experiência de mais de 10 anos conversando com pais e filhos homossexuas (LGBTs).

Em 2009, a Summus Ed. - GLS lançou o livro "Entre mulheres - Depoimentos homoafetivos". Nele, Edith Modesto dá voz a mulheres lésbicas, de 14 a 62 anos.

- Em outubro de 2011, com sua tese de doutorado "Homossexualidade: Preconceito e Intolerância", a Dra. Edith Modesto recebeu, no Memorial da América Latina, das mãos do reitor da USP, o "Prêmio Tese Destaque USP", na sua área de estudos, no dia da comemoração das 100 mil teses e dissertações da USP.

Hoje, o GPH é formado por mais de 200 associados em todo o Brasil!

 

Edith Modesto atende pais, mães e seus filhos homossexuais em seu consultório: Rua Álvaro Anes, 65 - Pinheiros - São Paulo - SP (rua em frente à FNAC da Av. Pedroso de Morais).

Fones: (11) 3812-5717 (consult.) e (11) 3031-2106 (resid.)

Recomendação do psicoterapeuta Klecius Borges

Klecius Borges, psicoterapeuta, o introdutor da Terapia Afirmativa no Brasil, escreveu:

"... cheguei à conclusão de que a pessoa melhor preparada para orientá-los é a Professora e Doutora Edith Modesto. Ela é fundadora e presidente da ONG Grupo de Pais e Mães de Homossexuais (www.gph.org.br), especialista em questões de diversidade sexual e de gênero e consultora para diversas entidades das àreas de saúde e educação, publicas e privadas."

 

SSS